Vias Lacrimais


Vias Lacrimais

Nossos olhos têm produção constante de lágrima para poder umedecer e lubrificar a superfície ocular, e ao mesmo tempo deve haver a drenagem da mesma, para que não haja acúmulo de líquido nos olhos. Caso isso ocorra, o excesso escorre pela face. É o lacrimejamento.

As vias lacrimais estão localizadas nos cantos internos dos olhos e tem como função escoar a lágrima produzida até a região do nariz.

Quando encontramos um lacrimejamento excessivo pode ser em decorrência de obstrução do “canal da lágrima”, suas causas mais frequentes são:

1. No recém-nascido, as vias lacrimais podem não estar totalmente abertas. Assim, o bebê pode lacrimejar muito ou então apresentar secreção nos olhos muito parecida à conjuntivite.

Cerca de 90% dos casos têm resolução espontânea ou com ajuda de massagens na região do canal lacrimal, conforme orientação do Pediatra ou Oftalmologista. Isso ocorre no primeiro ano de vida. Nos casos em que não apresentam melhora, há necessidade de sondagem das vias lacrimais quando a criança tiver um a dois anos de idade (procedimento realizado em ambiente hospitalar e anestesia) ou repetidas infecções.

2. Nos adultos o “entupimento” pode estar relacionado a alteração da mucosa decorrente de processos inflamatórios, traumas, flacidez palpebral ou problemas inflamatórios na área do nariz. Os sintomas nos adultos podem ser também o excesso de lacrimejamento ou a dacriocistite, que é a inflamação do saco lacrimal. O diagnóstico é realizado clinicamente ou através de exames de imagem como a dacriocistografia ou cintilografia das vias lacrimais.

O tratamento em adultos tem indicação cirúrgica na grande maioria dos casos. A cirurgia é chamada de Dacriocistorrinostomia, e é colocada uma sonda de silicone na região das vias lacrimais (retirada no consultório depois de algumas semanas) por via aberta ou via endoscópica. A finalidade da cirurgia é refazer a comunicação entre o saco lacrimal e a cavidade nasal, para que a lágrima encontre novamente uma ampla saída de escoamento.


AGENDE UMA CONSULTA

Clique aqui e agende uma consulta online.

+55 11 3022 5177 | ask@oftalmocoe.com.br

Acesse nosso sistema de agendamento online.

Atrávés dele selecione o plano de saúde, especialidade, procedimento e profissional para agendar um horário.

agende online

Planos de Saúde

Clique aqui e veja todos os planos de saúde atendidos