Moscas Volantes e Flashes Luminosos


O que são moscas volantes?

São pequenos pontos pretos, fios, teias, círculos ou nuvens que você pode ver no campo de visão.

Geralmente são visíveis quando se está olhando contra uma superfície branca, em ambientes muito claros ou contra o céu azul, quando o contraste é maior.

Esses fenômenos visuais já foram descritos há séculos. Os antigos romanos é que deram o nome de moscas volantes (do latim "muscae volitantes"), uma vez que se assemelham a pequenas moscas que voam ao redor, no ar.

Em geral, são pequenas opacidades dentro da gelatina que temos dentro do olho, chamada humor vítreo. O vítreo preenche quase todo o interior do globo ocular. Embora esses corpos flutuantes pareçam estar na frente do olho, eles estão realmente flutuando dentro dessa gelatina e a sombra dos mesmos é projetada sobre a retina, conforme a movimentação dos olhos.


O que causa moscas volantes?

O vítreo é uma estrutura gelatinosa, composta por líquido e fibras microscópicas que normalmente não interferem na visão.

Quando ocorrem suas modificações, seja pela idade ou por doenças oculares, essa estrutura se altera, com liquefação e desorganização da trama fibrilar. Usualmente essa alteração acompanha-se de condensação de sua estrutura – fenômeno que denominamos descolamento do vítreo posterior, que é a causa mais comum de moscas volantes. Elas podem, porém, também ser resultantes de inflamações dentro dos olhos e hemorragias no vítreo.

O aparecimento dessas moscas pode ser alarmante, especialmente se ocorre repentinamente. Felizmente, na grande maioria dos casos, eles não são preocupantes e simplesmente resultam de um processo normal de envelhecimento do olho.


Quando elas são importantes?

O humor vítreo está em contato com toda a superfície da retina. Às vezes, a retina pode se rasgar quando o vítreo a traciona excessivamente.

A rasgadura (ou rotura) pode ocorrer sobre um vaso sanguíneo, havendo sangramento para dentro do olho, causando mais sombras no campo de visão. Roturas são potencialmente graves, pois podem levar ao descolamento de retina – que, por sua vez, pode levar à cegueira.


O que pode ser feito com as moscas volantes?

As moscas volantes são desconfortáveis logo após seu aparecimento, mas geralmente há uma adaptação com o decorrer do tempo, não sendo necessário nenhum tratamento.

Raramente as moscas volantes localizam-se na frente da visão central. Quando isso ocorre, no entanto, o desconforto visual torna-se bastante grande, sendo necessária uma cirurgia para a remoção das opacidades.


O que causa os "flashes" luminosos?

Quando o humor vítreo alterado traciona a retina, produz a sensação de que estamos vendo "flashes" de luz.

É um estímulo mecânico direto sobre a retina. O mesmo efeito pode-se conseguir quando, cerrando os olhos, comprimimos o globo ocular, o que não deve ser feito.

Os "flashes" de luz são transitórios. Porém, caso eles se mantenham ou estejam associados ao aparecimento súbito das moscas volantes, o mapeamento da retina deve ser feito o mais rápido possível, para se determinar a presença ou não de rotura ou até mesmo de descolamento de retina.

O oftalmologista, especialista em retina, poderá dizer se as moscas volantes são ou não perigosas para a sua visão.

Qualquer aparecimento repentino de moscas volantes ou "flashes" de luz requer um exame imediato por um RETINÓLOGO.


AGENDE UMA CONSULTA

Clique aqui e agende uma consulta online.

+55 11 3022 5177 | ask@oftalmocoe.com.br

Acesse nosso sistema de agendamento online.

Atrávés dele selecione o plano de saúde, especialidade, procedimento e profissional para agendar um horário.

agende online

Planos de Saúde

Clique aqui e veja todos os planos de saúde atendidos