GLAUCOMA


O que é glaucoma?

Glaucoma é um termo comumente aplicado a um conjunto de doença dos olhos que causam uma característica:

Alteração do nervo óptico. Por definição o glaucoma é uma neuropatia óptica independentemente do valor da pressão ocular.

O nervo óptico transmite para o cérebro a informação visual recebida pelo olho. Quando danificado esta transmissão pode ficar deficiente ou mesmo interrompida levando o paciente a cegueira O cérebro encarrega-se de a transformar estes estimulos levados pelo nervo óptico numa imagem visual reconhecida como visão.

A doença é assintomática ou seja o paciente não se apercebe da mesma embora os pacientes glaucomatosos teham 5X mais acidentes de carro e mais quedas que os pacientes normais. A percepção da deficiencia visual pelo paciente só se dá nas fases avançadas da doença quando aproximadamente 90% do nervo óptico foi danifcado ou seja quase 900 mil fibras nervossas.foram perdidas O Glaucoma é a segunda causa de cegueira irreversível no mundo.


Quais as Causas do Glaucoma?

Há mais de 25 tipos de glaucoma.

Na sua forma mais comum, o glaucoma primário de angulo aberto ocorre entorno de 2% a 7% da população acima de 40 anos e suas causas são desconhecidas. Há casos de glaucoma com pressão ocular elevada e outros com pressão ocular baixa (glaucoma normotensivo). Desta forma o diagnóstico do glaucoma não pode ser feita pela pressão ocular e sim pelo aspecto do nervo óptico ao exame de fundo de olho ou através de exames adicionais

É importante que o paciente pergunte a seu médico que tipo de glaucoma tem, como está seu nervo óptico e qual é seu pico de pressão ocular.


Detecção e Diagnóstico

A melhor forma de detectar o pico pressórico é através da prova de sobrecarga hidrica no qual o paciente ingere 800ml de agua em 5 minutos e a pressão ocular é medidada 3 vezes com intervalos de 15 minutos.

A pressão mais alta destas 3 medidas corresponde a pressão intraocular mais elevada que ocorre durante o dia. Este teste foi deseenvolvido com esta finalidade pelo Prof. Remos Susanna e sua importância confirmada por numerosos pesquisadores ao redor do mundo.


Tratamento

O Tratamento do glaucoma é feito com medicamentos, laser ou cirurgia e o tratamento do glaucoma destinase somente a baixar a pressão intra-ocular.

É importante reduzir-se o pico da pressão ocular à niveis considerados seguros, ou seja pico de pressão alvo (target pressure peak).

Outra forma comum mas menos frequente que o glaucoma primário de angulo aberto é o glaucoma de ângulo fechado. No glaucoma de ângulo fechado, o sistema de drenagem encontra-se bloqueado pela íris (colorido do olho). Geralmente é um glaucoma doloroso ao contrário do glaucoma de de angulo aberto.

O tratamento quando precocemente detectado é feito pelo laser (iridectomia) e neste tipo de glaucoma há a possibilidade de cura com este tratamento.

Baixe o E-book sobre Glaucoma do Professor Remo Susanna Jr.


AGENDE UMA CONSULTA

Clique aqui e agende uma consulta online.

+55 11 3022 5177 | ask@oftalmocoe.com.br

Acesse nosso sistema de agendamento online.

Atrávés dele selecione o plano de saúde, especialidade, procedimento e profissional para agendar um horário.

agende online

Planos de Saúde

Clique aqui e veja todos os planos de saúde atendidos